quinta-feira, 26 de julho de 2012

Paralisia Cerebral Espástica - o que é??


Tipos de Paralisia Cerebral
O tipo de alteração do movimento observado está relacionado com a localização da lesão no cérebro e a gravidade das alterações depende da extensão da lesão. A PC é classificada de acordo com a alteração de movimento que predomina. Formas mistas são também observadas.

Espástica
 Quando a lesão está localizada na área responsável pelo início dos movimentos voluntários, trato piramidal, o tônus muscular é aumentado, isto é, os músculos são tensos e os reflexos tendinosos são exacerbados. Esta condição é chamada de paralisia cerebral espástica.

Quando a lesão atinge principalmente a porção do trato piramidal responsável pelos movimentos daspernas, localizada em uma área mais próxima dos ventrículos (cavidades do cérebro), a forma clínica é a diplegia espástica, na qual o envolvimento dos membros inferiores é maior do que dos membros superiores. A região periventricular é muito vascularizada e os prematuros, por causa da imaturidade cerebral, com muita frequência apresentam hemorragia nesta área. As alterações tardias provocadas por esta hemorragia podem ser visualizadas com o auxílio da neuroimagem (leucomalácea periventricular). Por este motivo, a diplegia espástica é quase sempre relacionada com prematuridade. Esta forma é menos grave do que a tetraplegia e a grande maioria das crianças adquire marcha independente antes dos oito anos de idade.


Parceria com a Editora JURUÁ, livros incríveis :)

Colegas, professores, pais e demais interessados, agora através do BLOG você poderá acessar a página da Editora Juruá e encontrar livros muito bons para você se atualizar, entre eles livros na área da EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Clique no link á esquerda do BLOG e confira.

Pesquisar no blog