quinta-feira, 23 de abril de 2009

Brinquedos ajudam a formar a personalidade de crianças com deficiência mental e autismo

Artigo - Brinquedos ajudam a formar a personalidade de crianças com deficiência mental e autismo
Entender a criança com deficiência mental ou autismo, como acompanhar sua relação com as crianças as quais convive e conhecer os brinquedos que ela utiliza ajudará no processo de desenvolvimento de sua personalidade.


Dicas para pais sobre deficiência mental e autismo:
1. Uma criança com deficiência mental (ou intelectual) ou autismo necessita mais supervisão adulta e encorajamento que uma criança sem deficiência.
Ela tem um tempo de atenção curto.
A criança não tem imaginação ou iniciativa.
2. Uma criança com deficiência mental (ou intelectual) pode preferir brincar com crianças de sua idade mental.
Ela se sente segura, compreendida e aceita.
Crianças mais velhas, no sentido mental, têm tendência a ridicularizar suas inabilidades.
3. Os pais precisam ensinar a terceiros a compreensão da capacidade da criança com deficiência mental ou autismo e suas limitações.
Vizinhos que não têm compreensão não gostam que a criança brinque com seus filhos ou perto deles. Ajude-os discutindo a condição da sua criança e o que se pode esperar dela.
Se os pais supervisionarem o brinquedo e tirarem a criança do grupo ao surgirem dificuldades, isso fará com que os vizinhos se mostrem mais cooperadores.
Tarefas domésticas supervisionadas, algumas vezes, servem como experiência de brinquedo e aumentam o conhecimento.
4. A escolha dos brinquedos para a criança com deficiência mental ou autismo é importante para o seu desenvolvimento.
Os brinquedos devem ser apropriados a idade mental. Brinquedos considerados maduros para a criança com necessidades especiais tendem a frustar e desencorajar. Os brinquedos considerados imaturos fazem-na regredir.
Os brinquedos devem ser substituídos a fim de acompanharem o crescimento mental.
Os brinquedos devem oferecer estímulo. Demonstre à criança como o brinquedo deve ser usado, brinque com a criança, converse com ela. Não fique desencorajado porque ela não corresponde.
5. Cuidado e uso dos brinquedos.
Mantenha os brinquedos com os quais a criança brinca atualmente numa prateleira baixa para que a criança possa alcançar. Cestas contendo brinquedos confundem e desencorajam, devido à desarrumação.
Faça com que a criança recoloque os brinquedos com a sua ajuda.
Coloque em uso alguns brinquedos de cada vez. Traga mais alguns para pôr em circulação quando a criança se cansar dos brinquedos atuais.
Tenha brinquedos especiais para dias chuvosos.

Fonte: Nylse Cunha, diretora do Instituto Indianópolis e fundadora da 1ª Brinquedoteca Brasileira.
Texto adaptado para divulgação no site do Instituto Indianópolis

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber que tipo de brinquedo posso oferecer a uma menina com síndrome de down. Ela é filha de uma vizinha e quase não brinca, não sei o que seria mais interessante. Tenho um filho autista também... Não sei o que comprar!

Anônimo disse...

Olá Fernanda,
Boa noite!!!
Gostaria do seu auxílio para comprar brinquedos e apresentar em sala de aula para crianças com algum tipo de deficiência.Estou fazendo uma matéria Ed. Especial, eu e mais duas amigas temos a tarefa de apresentar brinquedos baratos e práticos, pois depois vamos doá-los e apresentar um datashow sobre Autismo.A professora não quer nos slides muita coisa escrita, só o essencial, ela quer figuras, fotos...Por favor
adoraria que pudesse me orientar sobre esse assunto.
Aguardo notícias
meu email: girassol1002@gmail.com
Obrigada
Luciene de Almeida

Pesquisar no blog