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quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Educação Inclusiva: O CNE atende a um pleito fundamental

A inclusão escolar de alunos com deficiência
não se faz apenas em escolas e ambientes comuns, e também não se faz apenas em
escolas e ambientes especializados.

Todavia, a normatização existente no Brasil até
pouco tempo, a despeito de ser clara quanto ao direito à inclusão, destinava as
verbas públicas para um ou para outro serviço, em se tratando de um mesmo
aluno.

Após várias iniciativas capitaneadas pela
Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação para resolver este
impasse, vem a lume o Parecer nº 13, do Conselho Nacional de Educação.Ele
menciona que "a partir de 2010, os alunos com deficiência, com transtornos
globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação serão
contabilizados duplamente no âmbito do FUNDEB, quando matriculados em classes
comuns do ensino regular e no atendimento educacional especializado."O mesmo
Parecer explica que isto ocorre, pois o atendimento educacional especializado
não deve ser entendido "como substitutivo à escolarização realizada em classe
comum", "mas sim como mecanismo que viabilizará a melhoria da qualidade do
processo educacional". Nessa linha, o art. 1º do projeto de Resolução, aprovado
por tal Parecer, determina que todos os alunos que necessitam de atendimento
educacional especializado devem estar matriculados também em classes e escolas
comuns. Ou seja, não é o fim do ensino especializado, é apenas mais um sinal de
que ele deve se reestruturar para que, definitivamente, deixe de ser
substitutivo do acesso ao ensino comum para ser um apoiador desse acesso.O CNE
nem poderia agir diferente até porque a Resolução e o respectivo Parecer não
inovaram em nada. Apenas estão implementando o que está assentado na legislação
brasileira (Constituição, leis e decretos) e agora, com muito maior ênfase, na
Convenção da Onu sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, já ratificada
pelo Brasil com estatura de norma constitucional. Tal Convenção, em seu artigo
24, proclama o reconhecimento do "direito das pessoas com deficiência à
educação" e que "para realizar este direito sem discriminação e com base na
igualdade de oportunidades, os Estados Partes deverão assegurar um sistema
educacional inclusivo em todos os níveis".Ora, para ser "inclusivo" o sistema, é
preciso que os alunos com deficiência tenham acesso aos ambientes comuns. Mesmo
os alunos considerados "graves". Esses, aliás, são os que mais necessitam de um
ambiente desafiador e plural. Acrescente-se que as escolas que se organizam para
receber até mesmo alunos com sérios déficits, providenciando todos os apoios
necessários, são indubitavelmente melhores e mais completas, o que beneficia a
todos.Entretanto, essas diretrizes vêm sendo bastante questionadas. O motivo das
críticas é o de sempre: o de que nem todos os alunos com deficiência ou outras
necessidades podem ser matriculados em escolas comuns. Isto tem a aparência de
razoável, mas é o equivalente a dizer que nem todos esses alunos são seres
humanos detentores dos mesmos direitos que as demais pessoas. Nenhuma criança ou
adolescente pode ser condenada à segregação. A ficar excluída da sua
geração.Estamos certos de que as críticas ao Parecer nº 13/2009 só podem estar
ocorrendo por falta de informação, pois, na verdade, o CNE acaba de dar a sua
maior contribuição nessa matéria.Aqueles que realmente defendem os direitos das
pessoas com deficiência entenderão que proteção e zelo passam pelo
inquestionável direito à não discriminação, passam pelo direito de ser mais uma
criança entre as outras. O Parecer, na esteira das demais normas que lhe dão
embasamento, dá a garantia prática para que isto ocorra e ocorra com
qualidade.

Eugênia Augusta Gonzaga Fávero é Procuradora da República em São
Paulo, Mestre em Direito Constituicional pela PUC/SP, autora do livro "Direitos
das pessoas com deficiência", pela WVA Editora, e da cartilha "O acesso de
alunos com deficiência às classes e escolas comuns da rede regular de ensino",
pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público
Federal.

4 comentários:

Anônimo disse...

É dificil comentar, pois se as Leis vem de cima pra baixo, sem direito que os próprios interessados, que é a pessoa com deficiência intelectual e .... se manifestem, nem mesmo seus familiares.Parece que é ENGOLIR o desreipeito....Difícil viver num país que não respeita as diferenças.

Elaine disse...

Concordo com o colega anônimo,quando diz que as leis vem de cima pra baixo e que os interessados não tem direito de se manifestar.Sou educadora em Escola Especial e favorável a inclusão com responsabilidade e principalmente com qualidade o que não esta acontecendo.Em 2006 e 2007 na escola tivemos que incluir 32 alunos na rede regular em um mês e assumir 29 casos extremamente severos.Hoje vemos os resquicios da iresponsabilidade da administração da escola que acelerou o processo no qual era feito com responsabilidade e acompanhamento.Diariamente somos procurados pelas familias pedindo ajuda e para retornar.Onde esta o respeito? Devemos incluir por "incluir"? Hoje ninguem sabe de quem foi e de quem é a culpa dessa inclusão guelha abaixo.A fala é muito bonita "respeito a diversidade", e onde esta a diversidade na lei, uma vez que é igual pra todos?Elaine

Silvana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvana disse...

Muitas leis são impostas, porém quase nunca aplicavél verdadeiramente a via de fato.
No entanto quando matriculados na escola alunos com comprometimento severo tanto intelectual como físico a lei esta somente em uma papel, por que nesses casos a escola não esta preparada para receber este aluno e muito menos os profissionais que acabam muitas das fezes fazendo de conta que estam incluindo este aluno e na verdade excluem de varias atividades, devido a falta de preparo educacional especializadona para atender o mesmo.
Entretanto temos profissionais que mesmo não tendo formação e experiência na área do atendimento educacional especializado fazem por merece todo o nosso reconhecimento em atitudes louvaveis quando a todo momento estão incluindo os alunos em todas as atividades.
Pois a colega Eliane tem razão quando questiona incluir por incluir? A lei é de extrema importância quando a escola ou outro ambiente faz que ela seja verdadeiramente executada para benificiara todos!

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