quinta-feira, 15 de abril de 2010

Projeto Genoma estuda genes relacionados ao autismo


Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) ligados ao Projeto Genoma estão fazendo pesquisas para compreender o funcionamento dos neurônios nos portadores da síndrome de autismo. Os pesquisadores já conseguiram decifrar três genes relacionados à ocorrência de autismo. Os estudos dos cientistas foram publicados no começo deste ano na revista científica Brain Research.

Conforme a bióloga Maria Rita Santos e Passos Bueno, do Centro de Estudos do Genoma Humano (Departamento de Genética e Biologia Evolutiva - Instituto de Biociências), "já há um consenso internacional de que o autismo depende de fatores genéticos. Acredita-se que há vários genes que possam estar associados ao autismo".

Segundo ela, o autismo é uma doença complexa e heterogênea, causada por diversas alterações genéticas. "Algumas formas de autismo são associadas a síndromes genéticas bem estabelecidas, como por exemplo, a síndrome do 'x frágil' alteração do cromossomo x, que é uma síndrome relacionada ao retardo menta" afirma.

Estudo desenvolvido pela equipe da bióloga com mais de 250 portadores de autismo verificou a recorrência de variações entre a quantidade de receptores de serotonina e a própria substância (que atua como neurotransmissora e está relacionada com emoções e com o sono). De acordo com Maria Rita Bueno, verificou-se a disponibilidade de mais serotonina do que de receptores. Há mais "chaves" que "fechaduras", simplifica.

"Possivelmente, há muitos mecanismos genéticos que podem levar ao autismo. Casos que podem ser determinados por erros em genes específicos ou por pequenas variações que estão no genoma que chamamos de SNPs. Vários desses SNPs em alguns genes levam ao autismo" explica a bióloga.

Os pesquisadores da USP conseguiram verificar variações e decifrar três genes relativos à síndrome do autismo (neurogulin 3; neurogulin 4 e shank3).

4 comentários:

Unknown disse...

Que maravilha!!!!
Que a ciencia possa crescer cada vez mais em benefício de muitos.
Um final de semana maravilhoso pra você.

Unknown disse...

Olá Fernanda!!
Estou passando para desejar um quinta-feira cheia de boas surpresas pra vocÊ.
Beijinhos

Rosa Sousa disse...

Lindo seu trabalho, parabéns!!

Unknown disse...

Olá Fernanda sou estudante de pedagogia.
estou fazendo minha conclusão sobre autista e a intervenção do educador em sala de aula de escola regular. A senhora teria algum material para me fornecer, pois adorei essa matéria. agradecida.

Pesquisar no blog