Pesquisar no blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Projeto sensibiliza indústrias e estimula a inclusão de deficientes no mercado de trabalho

Promover a inclusão das pessoas com deficiência é o objetivo do projeto ‘Vendo Além dos Olhos’, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), nas indústrias mato-grossenses. Pela ação, uma tenda que simula situações cotidianas sensibiliza colaboradores de empresas quanto às experiências vividas por pessoas cegas. Entre as atividades estão montar uma mesa de jantar e criar embalagens para presentes, tudo com os olhos vendados. Os colaboradores ainda vivem situações em que precisam identificar objetos com o tato ou reconhecer alimentos apenas sentindo o cheiro.

A iniciativa compõe o projeto ‘Indústria para Todos’, que oferece apoio às empresas para adequação e cumprimento das leis de cotas e da acessibilidade, orientando sobre as determinações legais relativas à contratação, adequação e inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. Desde 2009, o ‘Indústria para Todos’ oferece a palestra ‘Quebra de paradigmas na inclusão de pessoas com deficiência’ e, desde o período, mais de 500 pessoas foram sensibilizadas. Este ano, visando à ampliação da iniciativa, foi lançada a tenda ‘Vendo Além dos Olhos’, que tem levado um outro olhar sobre como vivem as pessoas cegas.

“O objetivo do ‘Indústria para Todos’ é promover a diversidade, estimular atitudes socialmente responsáveis e a adoção de uma cultura de responsabilidade corporativa. Neste contexto, o projeto atua para a melhor compreensão e o cumprimento das leis de cotas e da acessibilidade, promovendo o princípio da igualdade no mercado de trabalho e oferecendo orientação necessária para preenchimento das vagas disponíveis a este público”, comenta a executora do projeto nas indústrias, Denise Molina.

Indústrias interessadas ainda podem ser contempladas com a palestra ou a oficina até julho deste ano. Para isso, é preciso entrar em contato com a Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (Uetec) pelo telefone (65) 3611-1639 ou e-mail tecnologia3.uetec@senaimt.com.br.

Cuiabá / Várzea Grande, 10/05/2010

Nenhum comentário:

Educadora Especial / baseado no Simple | por © Templates e Acess�rios ©2011