Tradução livre: Dr. Jorge Marcio Pereira de Andrade (citar fonte ao difundir)
POR UMA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS JÁ!
Una educación inclusiva de calidad – Uma Educação Inclusiva de Qualidade
Todos los alumnos cuentan: diez preguntas y respuestas sobre la educación inclusiva
Todos os alunos contam: dez perguntas sobre a Educação Inclusiva
La Semana Mundial de Acción por la Educación de 2008 se centra en la educación de calidad para poner un término a la exclusión. Los esfuerzos realizados para extender la escolarización deben ir acompañados por la aplicación de medidas destinadas a incrementar la calidad de la educación, tanto formal como no formal, a todos los niveles. La educación es un derecho fundamental de todos los niños, jóvenes y adultos, sean cuales sean su edad, sexo, etnia, idioma, religión, opinión, condición socioeconómica o discapacidades.
A Semana Mundial de Ação pela Educação de 2008 foi centrada na educação de qualidade para colocar um fim na Exclusão. Os esforço realizados para ampliar a escolarização devem ser acompanhados pela aplicação de medidas destinadas a incrementar a qualidade da educação, tanto formal como não formal, a todos os níveis.
A EDUCAÇÃO É UM DIREITO FUNDAMENTAL DE TODAS AS CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS, SEJAM QUAIS FOREM SUA IDADE, SEXO, ETNIA, IDIOMA, RELIGIÃO, OPINIÃO, CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA OU DEFICIÊNCIAS.
1. Más allá de las meras estadísticas, ¿qué sabemos de los excluidos?
1. Para além das simples estatísticas, o que sabemos sobre os Excluídos?
La exclusión es un fenómeno con múltiples facetas. Pese a los avances reales hacia la universalización de la enseñanza primaria registrados desde el año 2000, quedan todavía en el mundo unos 72 millones de niños sin escolarizar. Siete de cada diez de esos niños viven en países del África Subsahariana y el Asia Meridional y Occidental. La pobreza y la marginación social son las causas principales de la exclusión. Los niños de familias que viven en zonas rurales y apartadas, o en barriadas urbanas miserables, son los que más difícilmente pueden tener acceso a la educación. Los niños discapacitados son víctimas de una flagrante exclusión de los sistemas educativos y representan un tercio del total de los que están sin escolarizar. Entre los grupos más vulnerables a la exclusión, figuran: los niños que trabajan; los que pertenecen a poblaciones indígenas, minorías lingüísticas y comunidades nómadas; y los que se ven afectados por el VIH y el sida. Un 37% aproximadamente de los niños sin escolarizar viven en los 35 Estados que la Organización de Cooperación y Desarrollo Económicos (OCDE) ha definido como frágiles. Sin embargo, estos Estados no abarcan la totalidad de los sitios del mundo que son víctimas de conflictos o viven situaciones de posconflicto. En todo caso, los niños corren un enorme riesgo de perder la oportunidad de recibir una educación.
A exclusão é um fenômemo de múltiplas faces. Apesas dos avanços reais para a universalização do ensino fundamental registrados desde o ano 2000, ainda permanecem, no mundo, 72 milhões de crianças sem escolarização. Sete de cada dez destas crianças vivem em países da Africa Subsahiana e da Àsia Merididonal e Ocidental. A pobreza e a marginalização social são as principais causas de exclusão. As crianças com deficiência são vitimas de uma exclusão flagrante dos sistemas educativos, e representam um terço do total dos que estão sem escolarização. Entre os grupos mais vulneráveis para a exclusão, encontramos: as crianças que trabalham; as que pertencem a populações indígenas, as minorias lingüísticas e comunidades nomades; as que estão afetadas pelo HIV e a Aids. Aproximadamente 37% das crianças sem escolarização vivem nos Estados que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) têm defindo como ‘frágeis’. Sem dúvida, estes Estados não incluem a totalidade dos locais do mundo que são vítimas de conflitos ou vivem situações de pós-conflito (guerras, etc…). Em todo caso, as crianças correm um enorme perigo de perda da oportunidade de serem educadas.
No obstante, la exclusión presenta aspectos diferentes en cada país. Por eso, es apremiante que los gobiernos puedan determinar cuáles son los niños que más probabilidades tienen de quedarse sin escolarizar. También deben identificar a los que abandonan la escuela prematuramente y a los que no consiguen adquirir un mínimo dominio de las materias básicas. Las estadísticas sobre las diferentes categorías de excluidos de la educación son un indicio importante porque, al contabilizar a los niños privados de escuela, muestran la importancia de cada uno de ellos y ponen de relieve que tienen derecho a la educación.
Apesar disso, a exclusão apresenta aspectos diferentes em cada país. Por isso, é urgente que os governos possam determinar quais são as crianças que mais têm probabilidades de ficarem fora da escola. Também devem identificar os que abandonam a escola prematuramente, e as não conseguem adquirir um domínio mínimo (e básico) das matérias escolares. As estatísticas sobre diferentes categorias de excluídos da educação são um indício importante porque, ao se contabilizar as crianças privadas de escola, mostram a importância de cada uma delas e colocam a importância de seu direito à educação.
tradução livre: jorge marcio pereira de andrade defnet 2008
2. Los trabajos de investigación sobre los niños sin escolarizar indican que muchos países están promoviendo el acceso a la escuela, pero sin garantizar la calidad de la enseñanza. ¿A qué se debe esto?
2. Os trabalhos de investigação sobre crianças sem escolarização indicam que muitos países estão promovenso o acesso à escola, porém sem garantir a qualidade de ensino. Ao que se deve isso?
Una vez que se ha determinado quiénes son los niños excluidos y por qué no están escolarizados, es posible elaborar estrategias para conseguir que prosigan sus estudios. El problema estriba en aplicar políticas y medidas prácticas que traten de abordar las causas de la exclusión. Así, se debe observar lo que ocurre dentro y fuera de la escuela, desde la vida cotidiana de los niños en el seno de sus familias y comunidades hasta su vida escolar, esto es, lo que están aprendiendo realmente y las condiciones en que lo están haciendo.
Uma vez que tenha determinado quem são as crianças excluídas e porque não estão escolarizadas, é possível, então, elaborar estratégias para conseguir que prossigam seus estudos. O problema exige que se apliquem políticas (públicas) e medidas práticas que tratem da abordagem da exclusão escolar. Assim, deve-se observar o que ocorre dentro e fora da escola, desde a vida cotidiana das crianças no seio das famílias e das comunidades até sua vida escolar, isto é, o que estão aprendendo realmente e as condições nas quais o estão realizando.
Los gastos de escolarización tienen que ser asequibles para las familias. Desde el año 2000 más de doce países han suprimido el pago de los derechos de matrícula en primaria, lo que ha traído consigo un gran aumento del número de niños escolarizados. Las familias más pobres necesitan una ayuda económica suplementaria para enviar a sus hijos a la escuela. Sin embargo, esto no es suficiente para acabar con la exclusión. En muchas escuelas las condiciones de aprendizaje son muy desfavorables, especialmente para los niños más pobres. En efecto, la formación escasa de los maestros, la falta de libros de texto y material didáctico, el uso de lenguas de enseñanza inadecuadas, la insuficiencia del tiempo lectivo, el número excesivo de alumnos por clase y la penuria de instalaciones de saneamiento son factores que contribuyen, sin excepción, a incrementar las probabilidades de que los niños abandonen la escuela prematuramente, o a que no aprendan. Diversos estudios muestran que, en muchos países en desarrollo, hasta un 40% de los alumnos obtienen en lengua y matemáticas puntuaciones iguales o inferiores al índice de aprovechamiento más bajo en esas disciplinas. En resumidas cuentas, los sistemas de enseñanza de escasa calidad generan exclusión. De ahí que la mejora de la calidad de la educación sea un factor clave para acabar con ella.
Os gastos da escolarização têm que ser acessíveis (e compatíveis) para as famílias. Desde o ano2000 mais de doze países suprimiram o pagamento das matrículas na escola fundamental (primária), isto trouxe um grande aumento de crianças escolarizadas. As famílias mais pobres necessitam de ajuda econômica suplementar para enviar seus filhos à escola. Sem dúvida, isto não é suficiente para acabar com a exclusão. Em muitas escolas a condição de aprendizagem são muito desfavoráveis, especialmente para as crianças mais pobres. A pouca formação (capacitação) dos professores, a falta de livros básicos e material didático, o uso de meios comunicacionais inadequados, a insuficiência de tempo letivo, o número excessivo de alunos por classe e a penuria das instalações de saneamento (das escolas) são, com certeza, fatores que contribuem, sem exceção, para o aumento das probabilidades de que as crianças abandonem prematuramente as escolas, ou que não aprendam. Diversos estudos mostram que, em muitos países em desenvolvimento (o que inclue nosso pais), aproximadamente 40% dos educandos obtêm em linguas maternas e matemática pontuações iguais ou inferiores ao índice de aproveitamento mais baixo destas disciplinas. Resumidamente e no final das contas, os sistemas de ensino de baixa qualidade geram (ou gerarão) exclusão. Portanto, a melhoria da qualidade da educação ser um fator fundamental para acabar com a exclusão escolar.
3. ¿Cómo contribuye la educación integradora a promover un buen aprendizaje?
3. Como a educação integradora contribue para promoção de uma boa aprendizagem?
Los esfuerzos para ampliar la escolarización deben ir unidos a la aplicación de políticas encaminadas a incrementar la calidad de la educación, tanto formal como no formal, a todos los niveles. Hay que esforzarse por lograr no sólo el acceso de los niños a la escuela, sino también su éxito escolar ininterrumpido. Para ello, es preciso promover políticas que garanticen la escolarización de los excluidos, acompañándolas de programas y prácticas que permitan a los niños conseguir buenos resultados. Esto exige abordar el problema de la diversidad de las necesidades de los alumnos y darle una respuesta, lo cual tiene repercusiones en los métodos de enseñanza, los planes de estudios, las modalidades de interacción y las relaciones de las escuelas con sus comunidades.
Os esforços para ampliar a escolarização devem ser ligados à aplicação de políticas (públicas) destinadas a incrementar a qualidade da educação, tanto formal ou não formal, em todos os níveis. Há que realizar esforços não apenas o acesso das crianças às escolas, se não também para seu sucesso escolar ininterrupto. Para tal, é preciso promover politicas que garantam a escolarização dos excluídos, acompanhadas de programas e práticas que permitam às crianças conseguirem bons resultados. Isto exige a abordagem do problema da diversidade de necessidades dos alunos, e dar-lhes uma solução, o que têm repercussões nos métodos de ensino, nos planos de estudos, nas modalidades de interação e relações da escola com suas comunidades.
Es bien sabido que los alumnos de medios socioeconómicos más acomodados con más facilidades de acceso a material de lectura consiguen sistemáticamente mejores resultados que los de familias pobres, que sólo disponen de un acceso limitado a ese tipo de material. Un sistema de educación integradora tiene por objetivo compensar esas y otras desventajas, por ejemplo prestando un apoyo suplementario a los alumnos con dificultades para aprender.
Já se sabe que os alunos de meios socio-econômicos mais favorecidos e com mais facilidade de acessso a material de leitura conseguem, sistematicamente, melhores resultados que os de famílias pobres, que somente dispõem de uma acesso limitado a esse tipo de material. Um sistema educacional integrador (inclusivo) tem por objetivo compensar essas e outras desvantagens, por exemplo, prestando um apoio suplementar aos educandos com dificuldade para aprendizagem.
4. ¿En qué principios se basa la educación inclusiva?
4. Em quais princípios se baseia a educação incluisiva?
La educación inclusiva, conocida también como educación integradora, se basa, ante todo, en el derecho de cada individuo a la educación, inscrito en el Artículo 26 de la Declaración Universal de Derechos Humanos de 1948. Desde la aprobación de esta declaración, toda una serie de tratados e instrumentos jurídicos internacionales han venido reafirmando ese derecho. Merecen ser mencionados tres: la Convención de la UNESCO relativa a la Lucha contra las Discriminaciones en la Esfera de la Enseñanza (1960), en la que se dispone que los Estados tienen la obligación de facilitar posibilidades de educación a cuantos carecen de instrucción elemental; el Pacto Internacional de Derechos Económicos, Sociales y Culturales (1966), en el que se reitera el derecho a la educación de todos los individuos y se destaca que la enseñanza primaria debe ser obligatoria; y el tratado internacional relativo a los derechos humanos más universalmente ratificado, la Convención sobre los Derechos del Niño, en la que se enuncia el derecho de la infancia a no ser discriminada. Este último instrumento jurídico se refiere también a los fines de la educación, reconociendo que ésta debe centrarse en el educando. Esto tiene repercusiones en el contenido de la enseñanza y la pedagogía, y también, en un plano más general, en la manera en que son dirigidas y administradas las escuelas.
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, conhecida também como educação integradora, se baseia, antes de tudo, no direito de cada indivíduo, inscrito no Artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Desde sua aprovação desta declaração, toda uma série de tratados e instrumentos jurídicos internacionais têm reafirmado este direito. Merecem ser mencionados três: a Convenção da UNESCO para a Luta contra as Discriminações na Esfera do Ensino (1960), que dispõe de que os Estados têm a obrigação de facilitar as possibilidades de educação a todos os indivíduos, e que destaca que o ensino fundamental é obrigatório; o tratado internacional relativo aos direitos humanos mais universalmente ratificado, a Convenção sobre os Direitos da Criança, na qual se enuncia o direito da infância não ser discriminada. Este último instrumento jurídico se refere também aos fins da educação, reconhecendo que esta deve se centrar no educando. Isto tem repercussões no conteúdo do ensino e da pedagogia, e, também, em um plano mais gerla, na maneira em que são geridas e administradas as escolas.
5. ¿Por qué se suele asociar la educación integradora a los niños con necesidades educativas especiales?
5. Por que devemos associar a educação inclusiva às crianças com necessidades educacionais especiais?
Con demasiada frecuencia, los programas de educación destinados a distintos grupos de niños marginados y excluidos se han venido aplicando fuera del sistema ordinario de enseñanza, recurriendo a planes de estudios, centros educativos y educadores especializados. Con demasiada frecuencia también, este modo de proceder ha conducido a la oferta de oportunidades de educación mediocres que no garantizan a los niños la posibilidad de proseguir sus estudios.
Com freqüência, os programas de educação destinados a diferentes grupos de crianças marginalizados e excluídos têm sido aplicados fora do sistema regular de ensino, recorrendo a planos de estudos, centros educativos e educadores especializados. Com freqüência também, este modo de proceder tem conduzido à oferta de oportunidades de educação medíocres que não garantem às crianças a possibilidade de prosseguir seus estudos.
En los países desarrollados, la tendencia a adoptar enfoques más integradores de la educación se ve a menudo obstaculizada por la tradición de dispensar una educación segregada o distinta a los grupos de niños calificados como “difíciles” o “diferentes”. No obstante, cada vez se admite más que lo mejor para los niños con necesidades educativas especiales es frecuentar las escuelas ordinarias, aunque sea necesario prestarles diversas formas especiales de apoyo. Los estudios realizados en los países de la OCDE y en otros Estados que no pertenecen a esta organización indican que los alumnos discapacitados obtienen mejores resultados escolares en contextos integradores.
Nos países desenvolvidos (ricos e hegemônicos), a tendência à adoção de enfoques mais inclusivos da educação vêm-se, comumente, obstaculizados pela tradição de dispensar uma educação segregada ou diferenciada a grupos de crianças qualificados como “difíceis” ou “diferentes”. Porém, cada vez mais se admite que o melhor para crianças com necessidades educacionais especiais é frequentar as escolas regulares, ainda que seja necessário prestar-lhes diversas formas de apoios diferenciados. Os estudos realizados nos países da OCDE e em outros Estados que não pertencem à esta organização indicam que os alunos com deficiência obtêm melhores resultados escolares em contextos includentes.
En la Convención de las Naciones Unidas sobre los derechos de las personas con discapacidad, adoptada recientemente y firmada por más de 100 países, se exige el establecimiento de un sistema de educación inclusivo a todos los niveles. Estamos presenciando, por lo tanto, una evolución profunda en la que la perspectiva de “bienestar médico” está siendo sustituida por otro planteamiento basado en los derechos humanos. Este cambio de perspectiva modifica también los planteamientos de la educación.
A Convenção das Nações Unidaas sobre os Direitos das Pesssoas com Deficiência (2006-0NU), adotada recentemente e ratificada por mais de 100 países, exige o estabelecimento de um sistema de EDUCAÇÃO INCLUSIVA em todos os níveis. Estamos presenciando, portanto, uma revolução profunda no modelo (paradigma) do ‘bem-estar médico” (paradigma biomédico, segundo o tradutor) que está sendo substituído por um outro modelo baseado em Direitos Humanos. Esta mudança de perspectiva modifica também os planejaments da educação.
tradução livre: jorge marcio pereira de andrade defnet 2008
6. ¿Cómo debe cambiar la educación para adaptarse a cada niño?
6. Como deve ser modificada a educação para adaptar-se a cada criança (singularmente) ?
El objetivo global es conseguir que la escuela sea un lugar al que puedan acudir todos los niños y en el que se les dispense un trato igual. Esto supone una modificación de nuestro concepto de la educación. El planteamiento de la educación inclusiva consiste en examinar cómo deben transformarse los sistemas educativos para responder a la diversidad de los educandos. Esa transformación entraña la necesidad de incrementar la calidad de la educación mejorando la eficacia de los maestros, promoviendo métodos pedagógicos centrados en los educandos, elaborando libros de texto y materiales didácticos nuevos, y velando por que las escuelas sean sitios seguros y salubres para todos los niños. Los vínculos con la comunidad son otro aspecto fundamental, ya que la relación entre los maestros, los alumnos, los padres y la sociedad en general es un factor esencial para fomentar la educación integradora.
O objetivo global é conseguir que a escola seja um lugar no qual se possa receber todas as crianças, e que a elas dispense um tratamento igualitário. Isto supõe uma modificação no nosso conceito de educação. O planejamento da educação inclusiva consiste em examinar como devem ser transformados os sistemas educativos para responder à diversidade dos educandos. Essa transformação exige a necessidade de incrementar a qualidade da educação melhorando a eficácia de nossos educadores, promovendo métodos pedagógicos centrados nos educandos, elaborando livros de texto e materiais didáticos novos, e, cuidando para que as escolas sejam locais seguros e saudáveis para todas as crianças. Os vínculos com a comunidade são outro aspecto fundamental , já que a relação entre os educadores, alunos, pais e a sociedade em geral são um fator essencial para fomentar a educação inclusiva.
A menudo resulta difícil conseguir la cooperación de las familias de los niños más marginados, aunque en este ámbito se están adoptando iniciativas innovadoras. Por ejemplo, en una escuela primaria de Durban (Sudáfrica) las abuelas de los alumnos se encargan de practicar la lectura con ellos, lo cual permite a los maestros centrarse más en los niños con dificultades para aprender.
Comumente é difícol conseguir a cooperação das famílias de crianças mais marginalizadas, ainda que neste âmbito estejam sendo adotadas iniciativas inovadoras. Por exemplo, em uma escola primaria de Durban *Àfrica do Sul as avós dos alunos se encarregma de praticar a leitura com eles, o que permite aos professores centrarem-se nas crianças com dificuldades de aprendizagem.
7. ¿Cómo se deben modificar los planes de estudios para mejorar el aprendizaje e impulsar la integración de todos los alumnos?
7. Como devem ser modificados os planos de estudos para melhorar a aprendizagem e impulsionar a inclusão de todos os alunos?
Un plan de estudios inclusivo aborda todos los aspectos cognitivos, emocionales y creativos del desarrollo del niño. Se basa en los cuatro pilares de la educación para el siglo XXI: aprender a conocer, aprender a hacer, aprender a ser y aprender a convivir, y es un proceso que empieza en el aula. Los planes de estudios desempeñan un papel fundamental en el fomento de la tolerancia y los derechos humanos, que son dos poderosos instrumentos para trascender las diferencias de índole cultural y religiosa, o de otro tipo.
Um plano de estudos inclusivo aborda todos os aspectos cognitivos, emocionais e criativos do desenvolvimento da criança. Se baseia nos quatro pilares da educação para o Século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver, e, é um processo que começa na aula. Os planos de estudos desempenham um papel fundamental no fomento da tolerância e nos direitos humanos, que são poderosos instrumentos para transcender às diferenças de ´índole’ cultural e religiosa, ou de outro tipo.
Un plan de estudios integrador tiene en cuenta aspectos como el sexo, la identidad cultural y el idioma de los educandos. Además, entraña la supresión de los prejuicios sexistas no sólo en los libros de texto, sino también en las actitudes y expectativas de los docentes. Un enfoque plurilingüe de la educación, en el que se reconozca el idioma del alumno como parte integrante de su identidad cultural, puede ser también un elemento integrador. Además, el uso de la lengua materna como lengua de enseñanza en los primeros grados de la escuela primaria tiene repercusiones positivas en el aprovechamiento escolar del alumnado. En Zambia, por ejemplo, los idiomas vernáculos se utilizan como lenguas de enseñanza durante los tres primeros años de primaria con resultados muy apreciables.
Um plano de estudos inclusivo leva em conta aspectos como o sexo, a indentidade cultural e o idioma dos educandos. Além disso, exige a supressão dos preconceitos sexistas não só nos livros de textos, senão também nas atitudes e expectativas dos docentes. Um enfoque pluri-linguístico da educação, no qual se reconheça o idioma do aluno como parte integrante de sua identidade cultural, poderá ser também um elemento includente. Além disso o uso da língua materna como língua de ensinamentos nos primeiros anos da escola fundamental têm repercussões positivas no aproveitamento escolar do alunado. Na Zambia (África), por exemplo, os idiomas e dialetos se utilizam como línguas de ensino durante os três primeiros anos de educação fundamental com resultados muito apreciáveis.
Un enfoque inclusivo de la política relativa al plan de estudios debe basarse en la flexibilidad y ha de poderse adaptar a las necesidades individuales de los alumnos, de manera que todos ellos puedan beneficiarse de un nivel básico de calidad de la educación comúnmente aceptado. Esto supone, entre otras cosas, variar el tiempo que los educandos dedican a determinadas materias, dar a los docentes un mayor margen de libertad para escoger sus métodos de trabajo y asignar más tiempo de clase a hacer tareas.
Um enfoque inclusivo na política relativa ao plano de estudos deve basear-se na flexibilidade, e tem de poder ser adaptado às necessidades individuais de alunos, de modo que todos possam ser beneficiados de um nível básico, comumente aceito, de qualidade da educação. Isto supõe, entre outras coisas, variar no tempo que os educandos dedicam a determinadas matérias, dando aos docentes uma maior margem de liberdade para escolher seus métodos de trabalho, e promover mais tempo de aula para fazerem tarefas.
8. Los maestros tienen una influencia de primer orden en el aprovechamiento escolar del alumnado. Sin embargo, en muchos países su situación y sus condiciones de trabajo dificultan la promoción de la educación integradora. ¿Qué se puede hacer para mejorar su suerte?
8. Os professores têm uma influência fundamental no aproveitamento escolar do alunado. Sem dúvida, em muitos países sua situação e suas condições de trabalho dificultam a promoção de uma educação inclusiva. O que pode ser feito para melhorar esta situação?
La manera de enseñar de los docentes reviste una importancia esencial en toda reforma concebida para mejorar la calidad de la educación. Un plan de estudios centrado en el alumno se caracteriza por la tendencia a otorgar menos importancia al aprendizaje exclusivamente memorístico y hacer más hincapié en una forma de aprender activa y cooperativa, basada en las tareas prácticas y en la experimentación directa. La adopción de la educación integradora como principio de orientación de la enseñanza tiene repercusiones en las actitudes y prácticas de los docentes con respecto a las niñas, los alumnos que aprenden lentamente, los que tienen necesidades educativas especiales y los que proceden de medios socioeconómicos y culturales diferentes.
A maneira de ensinar dos docentes é revestida de uma importância essencial na reforma concebida para melhorar a qualidade da educação. Um plano de estudos centrado no aluno se caracteriza pela tendência a outorgar menos importância à aprendizagem exclusivamente memorizadora e, fazendo mais esforço em uma forma de aprender ativa e cooperativamente, baseada em tarefas práticas e na experimentação direta. A adoção de uma educação inclusiva como princípio de orientação do ensino tem repercussões nas atitudes e práticas dos docentes com relação às meninas, os alunos que aprendem mais lentamente, os que tem necessidades educacionais especiais e os que vêm de meios sócio-econômicos e culturais diferentes.
Para mejorar los resultados del aprendizaje es fundamental que los docentes reciban una formación adecuada, tanto inicial como permanente. Además, deben existir políticas relativas a su estatuto profesional, su bienestar y el desarrollo de su carrera profesional. Hoy en día, al grave problema planteado por el insuficiente número de docentes –sobre todo en el África Subsahariana y el Asia Occidental– viene a añadirse el de la penuria de docentes formados, que tiene repercusiones muy negativas en la calidad de la enseñanza. No se pueden aplicar nuevos planes de estudios sin que los docentes se familiaricen con sus objetivos y contenidos. Evaluar los resultados del aprendizaje puede ayudar a los maestros a calibrar el aprovechamiento escolar de sus alumnos y diagnosticar las dificultades, pero ante todo es necesario que comprendan la importancia de que esas evaluaciones estén bien hechas y adquieran competencias para poder elaborar sus propias pruebas y exámenes.
Para melhorar os resultados da aprendizagem é fundamental que os docentes recebam uma formação adequada, tanto inicial como permanente. Além disso, devem existir políticas relativas ao seu estatuto profissional, seu bem-estar e o desenvolvimento da sua carreira profissional. Hoje em dia, devido ao grave problema provocado pelo insuficiente número de educadores – sobretudo na Àfrica Subsahariana e Ásia Ocidental – somam-se os problemas da carência de docentes, que têm repercussões muito negativas na qualidade do ensino. Não se podem aplicar novos planos de estudos sem que os docentes se familiarizem com seus objetivos e conteúdos. Avaliar os resultados da aprendizagem pode ajudar aos mestres ao equilibrar o aproveitamento escolar de seus alunos e diagnosticar as dificuldades, porém antes de tudo é necessário que compreendam a importância de que essas avaliações estejam vem feitas e adquiram competencias para elaborar suas provas e exames.
En Sudáfrica, por ejemplo, una ambiciosa reforma de la educación adoptada en 1998 tropieza con dificultades en su aplicación porque los maestros no están suficientemente familiarizados con los nuevos métodos pedagógicos. Otra de las dificultades estriba en el hecho de que muchas escuelas de zonas desfavorecidas no disponen de acceso a bibliotecas, libros de texto y materiales didácticos de referencia que permitan al profesorado preparar adecuadamente sus cursos. Estos problemas de carácter práctico han entrañado toda una serie de modificaciones en el plan de estudios. Aunque éste siga estando centrado en el alumno, ha tenido que simplificarse para poderlo aplicar con eficacia.
Na Africa do Sul, por exemplo, uma reforma ambiciosa da educação adotada em 1998 tem enfrentado dificuldades em sua aplicação porque os professores não estavam suficientemente familiarizados com os novos métodos pedagógicos. Outra das dificuldades se fundamenta no fato de que muitas escolas de zonas desfavorecidas não dispõem de acesso a bibliotecas, livros de textos e materiais didáticos de referência que permita ao professorado preparar adequadamente seus cursos. Estes problemas de caráter prático têm provocado toda uma série de modificações nos planos de estudos. Ainda que este siga centrado no aluno, tem que ser simplicado para que possa aplicá-lo com eficácia.
9. ¿Tiene un costo asequible la educación integradora de calidad?
9. Qual o custo acessível da educação inclusiva de qualidade?
A este respecto, lo primero que debe tenerse en cuenta es que los sistemas escolares donde los niños no aprenden por la escasa calidad de la enseñanza impartida no resultan eficaces. Las escuelas en las que se registran índices elevados de repetición de curso no suelen adoptar las medidas preventivas que se imponen. Los gastos ocasionados a los centros escolares por las repeticiones de grado de sus alumnos representan una suma importante que se podría emplear mejor para proporcionar un apoyo pedagógico suplementario a los niños con dificultades para aprender.
A este respeito, o que primeiramente se deve ter em conta é que os sistemas escolares onde as crianças não aprendem pela escassa qualidade de ensino implantada não é eficaz. As escolas nas quais se registram índices elevados de repetência não conseguem adotar as medidas preventivas que se impõe. Os gastos ocasionados aos centros escolares pelas repetências de ano de seus alunos representam uma soma importante que se poderia empregar melhor para proporcionar um apoio pedagógico suplementar às crianças com dificuldades para aprender.
En algunos países con recursos económicos escasos se han aplicado diversas medidas eficaces para promover una educación inclusiva de calidad. Por ejemplo, la adopción de sistemas de formación permanente, el establecimiento de vínculos entre los estudiantes de magisterio y los centros escolares, o la transformación de las escuelas destinadas a niños con necesidades educativas especiales en centros de recursos que proporcionan conocimientos especializados a grupos de escuelas ordinarias, o les prestan una asistencia técnica.
Em alguns países com recursos econômicos escassos tem-se aplicado diversas medidas eficazes para promover uma educação inclusiva de qualidade. Por exemplo, a adoção de sistemas de formação permanente, o estabelecimento de vínculos entre os estudantes de magistério e os centros escolares, ou a transformaçãodas escolas destinadas a crianças com necessidades educacionais especiais em centros de recursos que proporcionam conhecimentos especializados a grupos de escolas regulares, ou lhes prestam uma assistência técnica.
En lo que respecta al costo de la educación, lo realmente pertinente sería preguntarse cuánto costaría no proporcionar educación de calidad a todos los niños. Es obvio que se necesitan más recursos financieros. La Asistencia Oficial para el Desarrollo sigue siendo muy inferior a los 9.000 millones de dólares anuales que se necesitan para lograr tan sólo la universalización de la enseñanza primaria. Los gobiernos tienen que elaborar políticas nacionales encaminadas a impulsar la educación integradora, mejorando el acceso al sistema educativo y la calidad de la enseñanza. Por su parte, los países donantes deben prestar apoyo a esas políticas.
No que diz respeito ao custo da educação, o que realmente é pertinente seria perguntar-se quanto custaria não proporcional uma educação de qualidade a todas as crianças. É óbvio que se necessitam mais recursos financeiros. A Assistência Oficial para o Desenvolvimento continua sendo muito inferior aos 9 milhões de dólares anuais que se necessitam para conseguir apenas a universalização do ensino fundamental. Por sua parte, os países doadores devem prestar apoio a essas políticas.
10. ¿La educación integradora propicia el surgimiento de una sociedad con mayor capacidad de integración?
10. A educação inclusiva propicia o surgimento de uma sociedade com maior capacidade de integração/inclusão?
La exclusión de una persona del sistema educativo es un fenómeno que se empieza a dar desde las más tempranas etapas de su vida. De ahí que sea imperativo adoptar una visión holística de la educación. Los programas globales de atención y educación de la primera infancia mejoran el bienestar del niño, lo preparan para su ingreso en la escuela primaria y, una vez escolarizado, le ofrecen más posibilidades de obtener buenos resultados de aprendizaje. Todos los datos empíricos disponibles muestran, sin embargo, que son los niños más desfavorecidos y vulnerables los que menos se benefician de esos programas. El hecho de que los adultos de la familia –y más concretamente las madres– sepan leer y escribir influye considerablemente en la decisión de escolarizar a los hijos y, en particular, a las niñas.
A exclusão de uma pessoa do sistema educativo é um fenômeno que deve começar deste as mais precoces etapas da vida. Daí ser imperativo adotar uma visão holística da educação. Os programas globais de atenção e educação da primeira infância melhoram o bem-estar da criança, as preparam para seu ingresso na escola fundamental e, uma vez escolarizada, lhes oferecem mais possibilidades de obter bons resultados de aprendizagem. Todos os dados empíricos disponíveis mostram, sem dúvida, que são as crianças mais desfavorecidas e vulneráveis os que menos se beneficiam desses programas. O fato de que os adultos da família – e mais concretamente as mães – saibam ler e escrever influe consideravelmente na decisão de escolarizar aos seus filhos e, em particular, às meninas.
La vinculación de la educación integradora a metas del desarrollo más generales contribuirá a la reforma de los sistemas educativos, la atenuación de la pobreza y la consecución del conjunto de los Objetivos de Desarrollo del Milenio. Un sistema educativo integrador redunda en beneficio de todos los educandos, sin que se discrimine a ningún individuo o grupo. Además, está cimentado en los valores universales de la democracia, la tolerancia y el respeto de la diferencia.
A vinculação da educação inclusiva a metas de desenvolvimento mais gerais contribuirá para a reforma dos sistemas educativos, para a diminuição da pobreza e a conquista do conjunto das Metas de Desenvolvimento do Milênio. Um sistema educativo inclusivo traz beneficios a todos os educandos, sem que se discrimine a nenhum indivíduo ou grupo. Além disso, está cimentado nos valores universais da democracia, da tolerância e ao respeito à DIFERENÇA.
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