domingo, 16 de maio de 2010

Tecnologia Assistiva

Tecnologia Assistiva


Teclado Ampliado - Fonte: http://www.comunicaçãoalternativa.com.br/




A Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover Vida Independente e Inclusão.


Formas de acesso ao computador


As formas de acesso ao computador podem ser divididas em quatro grupos:


  • Pessoas que não precisam de recursos especiais: são os usuários que apresentam alguma dificuldade de acesso mas não o suficiente para necessitar de adaptações.

  • Pessoas que necessitam de adaptações em seu próprio corpo: são os usuários que se beneficiam de órteses colocadas nas mãos ou dedos que facilitam o teclar. Alguns necessitam de pulseira de peso para diminuir a incoordenação e outros de faixas para restringir o movimento dos braços. A indicação desses recursos deve ser feita por um terapeuta ocupacional. Essas pessoas vão utilizar o computador sem modificações.

  • Pessoas que necessitam de adaptações do próprio computador: são os usuários para os quais a introdução de recursos no próprio corpo não são suficientes ou não são eficazes.

  • Pessoas que necessitam de programas especiais: os usuários que necessitam de programas especiais são aqueles que vão interagir com o computador com o auxílio de acionadores externos, por não serem capazes de utilizar o teclado e o mouse, mesmo adaptados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vale lembrar que as adaptações devem ser realizadas por um Terapeuta Ocupacional, que fará a avaliação de cada caso, indicando o material adequado, por exemplo, as pulseiras de peso são indicadas em alguns casos em outros podem piorar a coordenação e gerar um esforço muscular que algumas crianças não tem capacidade.

Pesquisar no blog